Selo Comemorativo..

Lançamento do Selo Comemorativo do Cinquentenario do Fusca no Brasil...

http://www.maxicar.com.br/old/eventosefatos/selo50anosvw.asp

 Missão cumprida...

É lançado no dia 18 de fevereiro de 2009 com toda a pompa e circunstância o selo comemorativo do Cinqüentenário do “Volkswagen de Passageiros”, ocorrido no dia 3 de janeiro passado.

Há um bom tempo eu vinha divulgando entre os aficionados a data do dia 3 de janeiro de 2009, cinqüentenário do início da produção do Fusca brasileiro em grupos dedicados ao Fusca. Naquela oportunidade foi usado um singelo dístico para gravar a data visualmente entre os Fuscamaníacos. Tanto que se registraram vários eventos dedicados a este dia por todo o Brasil.

Através de contatos meus, foi feito um trabalho junto coma Volkswagen do Brasil desde junho do ano de 2008 colaborando para que esta data não fosse esquecida.

Como resultado da divulgação junto aos Fuscamaníacos se materializou a idéia de um selo de correio para não deixar a data passar em brancas nuvens. Munido de dados de como fazer um selo comemorativo – detalhado pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios — colaboração vinda da pesquisa de um colega que trabalha nos Correios — foi feito um trabalho junto à Volkswagen do Brasil que, depois das démarches internas necessárias, aprovou o projeto interno.

Como não se tinha uma certeza da resposta da Volkswagen do Brasil, eu preparei um “Plano B” que envolveu a Confraria do Fusca de São Paulo, o Fusca ABC e o Clube do Fusca de Poços de Caldas - MG que foram convocados para que juntos iniciassem uma ação para arrecadar os fundos para o lançamento de um selo postal, caso a Volkswagen do Brasil viesse a não dar continuidade ao projeto.

Foi um trabalho intenso de comunicação com a Volkswagen do Brasil, que primeiramente definiu uma verba e depois partiu para a elaboração do selo, ampliado com uma exposição no Volkswagen Haus em São Paulo e na definição da festa de lançamento do selo.

Finalmente foi definida a data, 18 de fevereiro de 2009, uma quarta-feira, e o selo foi lançado em grande estilo. Como curiosidade da composição da foto abaixo a Ana Cristina Nogueira Mota aparece duas vezes...

Lá no Volkswagen Haus existe uma sacada interna que possibilita uma visão de cima do ambiente, que no dia era assim:

Houve vários discursos, tanto do Luiz Antonio Buozzi, Promoção, Merchandising e Eventos da VW, como de Leonardo Juan Soloaga, Diretor de Pós Vendas da VW, que teve a honra de obliterar o primeiro selo, sob o olhar atento do Sidnei Morais representante dos CORREIOS. O Sidnei também falou em nome dos Correios.

Depois o Leonardo proferiu um emocionado discurso em homenagem ao Fusca e aos Fuscamaníacos. O Edivaldo e eu não perdemos a chance de tirar uma foto com o Leonardo e o primeiro Selo dos 50 Anos recém obliterado em sua embalagem comemorativa de gala:

Acho que está difícil de ver o selo e o carimbo então eu fiz uma digitalização do envelope com selo já obliterado (carimbado) que foi presenteado ao sair do evento, para mostrar mais detalhes:

Fotos do evento estão disponíveis em um álbum no Flikr:
www.flickr.com/photos/gromow/sets/72157614136014386/

O vídeo da parte formal do evento pode ser visto no link:
www.vimeo.com/3295663

Neste momento eu gostaria de parabenizar a Vokswagen por ter aceito a sugestão e ter feito a homenagem através do selo de uma forma muito mais brilhante do que havia sido sugerido!

Foi muito importante mesmo que o selo saiu pela Volkswagen do Brasil, e não pelo Plano B descrito acima, pois este é um evento que compete à Fábrica sem dúvida alguma, a festa (muito bem organizada pela Ana Cristina Nogueira Mota, também de Promoção, Merchandising e Eventos da VW) foi uma linda moldura que complementou muito bem o lançamento do selo em si...

Texto e fotos: Alexander Gromow


Nota: o convite para o evento foi assinado pelo Flávio Padovan, Vice Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Registrou-se o comparecimento ao evento todo André Senador, Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa. Isto mostra o peso que este evento alcançou dentro da organização Volkswagen do Brasil. Com isto foi lavrado um marco de reconhecimento de sua própria história.

Tive a oportunidade de trocar idéias com o Leonardo Juan Soloaga, a quem parabenizei pelo inteligente e apaixonado discurso (que alias pode ser conferido no vídeo que estou disponibilizando); esta conversa foi em espanhol e eu registro com alegria o fato de ter sido elogiado por minha desenvoltura neste idioma...

Com o André Senador a conversa teve aspectos muito interessantes, quando ele comentou os cuidados que pode dispensar ao trato histórico durante a sua permanência na Mercedes Benz (até que valeria um artigo para si). Já se iniciou a falar sobre o dia 18 de novembro de 2009, outro cinqüentenário, desta feita da Fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil